Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Subanã marrom. Das suas origens às suas implicações hoje, nos aprofundaremos em uma análise profunda e detalhada deste tema/tema/pessoa/data. Descobriremos a sua relevância em diferentes contextos, o seu impacto na sociedade e o seu papel na história. Através de uma pesquisa exaustiva, examinaremos todos os aspectos de Subanã marrom, apresentando dados e reflexões que convidarão o leitor a aprofundar sua compreensão. Com o intuito de oferecer uma visão completa e enriquecedora, abordaremos Subanã marrom a partir de diferentes abordagens e perspectivas, com o objetivo de enriquecer a compreensão deste tema/tema/pessoa/data.
Uma subanã marrom é um objeto de massa planetária que não orbita uma estrela, mas não chega a ser considerado uma anã marrom devido ao fato de sua massa ser menor que 13 massas de Júpiter - critério que qualifica uma anã marrom.[1]
As subanãs marrons são formadas pelo mesmo processo pelo qual passam as estrelas ordinárias, através do colapso de uma nuvem de gás (talvez com a ajuda da fotoerosão), e não através da acreção ou colapso do núcleo de um disco circum-estelar. Não há consenso acerca dessa distinção na formação de uma subanã marrom da formação planetária; os astrônomos se dividem entre aqueles que consideram o processo de formação parte de sua divisão na classificação, e aqueles que discordam dessa distinção.[2] Uma razão para essa discordância é o fato de que muitas vezes não é possível determinar o processo de formação: por exemplo, um planeta formado através da acreção ao redor de uma estrela pode ser ejetado para fora do sistema, passando a vagar livremente pelo espaço, e da mesma forma uma subanã marrom formada a partir do colapso de uma nebulosa vagando pelo espaço pode ser capturada por uma estrela, passando a orbitá-la.
A menor massa de uma nuvem de gás que poderia entrar em colapso formando uma subanã marrom é de aproximadamente 1 MJ.[3] Isso se deve ao fato de o colapso por contração gravitacional demandar perda de energia irradiada na forma de calor, processo limitado pela opacidade do gás.[4] Uma candidata a subanã marrom de 3 MJ foi descrita no artigo Dusty Disks at Bottom of IMF.