Tidore

Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Tidore. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade moderna, examinaremos em profundidade todas as facetas relacionadas com Tidore. Este tópico tem chamado a atenção de especialistas e fãs, e ao longo destas páginas analisaremos os aspectos mais relevantes em torno de Tidore. Seja do ponto de vista histórico, científico, cultural ou social, este artigo oferece uma visão abrangente que permitirá ao leitor compreender a importância e o alcance de Tidore no mundo de hoje. Temos certeza que as informações aqui apresentadas despertarão o interesse e a curiosidade de quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre Tidore.

Localização de Tidore, imediatamente a sul de Ternate
Imagem de Tidore

Tidore é uma ilha do arquipélago das Molucas, na Indonésia. É também o nome da sua principal cidade. A ilha fica muito próxima da costa ocidental de Halmahera, e é banhada pelo mar das Molucas. Tem 116 km², cerca de 90 000 habitantes (em 2007) e o relevo é dominado pelo pico Kiematabu, com 1730 m de altitude. Administrativamente, pertence à província das Molucas Setentrionais.

Na época pré-colonial, Tidore foi um importante centro político e económico regional, ferozmente inimigo da sua vizinha a norte, a ilha Ternate.

Em 28 de Outubro de 1529, sofreu um assalto das forças portuguesas vindos da referida ilha de Ternate e que resultou a rendição de uma força castelhana lá estacionada e ficarem aquelas Ilhas sujeitas à obediência da governação da Índia Portuguesa[1].

No tempo colonial, nela foi construído um forte por Portugal entre 1578 e 1605, ocupada pela Espanha entre 1606 e 1663, pelos Países Baixos entre 1663 e 1941, pelo Japão entre 1941 e 1943 e novamente pelos Países Baixos entre 1943 e 1961.

Referências

Ver também