Toponímia é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. O seu impacto tem sido sentido em diferentes aspectos da vida quotidiana, desde a esfera social à económica. Ao longo dos anos, Toponímia tem gerado discussões e debates em diversos setores, provocando mudanças significativas na forma como determinados problemas são abordados. Neste artigo exploraremos a fundo Toponímia e sua influência na sociedade atual, analisando suas diferentes dimensões e destacando sua relevância hoje.
Toponímia (do grego τόπος, "lugar", e ὄνομα, "nome", significando, portanto, "nome dos lugares") é a divisão da onomástica que estuda os nomes geográficos ou topônimos, ou seja, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução; é considerada uma parte da linguística, com fortes ligações com a história, arqueologia e a geografia.[1][2]
Os estudos de topónimos pode se valer de nomes de acidentes físicos e humanos. Dentre os acidentes físicos, podem ser estudados:
Dentre os nomes de localidades, podem ser estudadas as nomenclaturas de (cidades, vilas, municípios, províncias, países etc.).
Quando um topónimo está associado a um local determinado, pode se utilizar o termo geonímia, uma divisão da geografia que estuda os topônimos associados a uma determinada coordenada geográfica. Por exemplo, temos dois geónimos, os dos municípios de São Sebastião do Rio de Janeiro e de São Sebastião do Rio Verde, que usam o mesmo topónimo, no caso um hierónimo.
Existem várias formas de classificar os topônimos: por sua língua, sua morfologia, seu(s) significado(s) etc. Vejamos opções de categorização dos nomes geográficos:
É possível classificar os nomes de lugar quanto à sua composição lexical de três formas:
Os topónimos também podem ser classificados em macro e micro-topónimos.[3]