Vittore Carpaccio

Neste artigo exploraremos a fundo o tema Vittore Carpaccio e analisaremos seus diferentes aspectos de uma perspectiva crítica e objetiva. Vittore Carpaccio é um tema que tem gerado grande interesse e debate na sociedade moderna, sendo importante examiná-lo a fundo para compreender o seu impacto no nosso dia a dia. Ao longo deste artigo abordaremos diferentes pontos de vista e opiniões sobre Vittore Carpaccio, e ofereceremos uma visão abrangente e equilibrada que permite ao leitor formar sua própria opinião sobre o assunto. Desde suas origens até suas implicações futuras, nos aprofundaremos em todas as nuances de Vittore Carpaccio para fornecer uma visão completa deste tema tão relevante hoje.

Vittore Carpaccio
Vittore Carpaccio
Nascimento 1465
Veneza
Morte 1526 (60–61 anos)
Veneza
Cidadania República de Veneza
Filho(a)(s) Benedetto Carpaccio
Ocupação pintor, desenhista
Obras destacadas The Dream of St. Ursula, Duas damas venezianas, Miracle of the Holy Cross at the Rialto Bridge, Portrait of a Knight, Histórias de Santa Úrsula, Portrait of Doge Leonardo Loredan, Fuga para o Egito, Annunciation, The Calling of Matthew, Jesus praying in the Garden, Miracle of Saint Tryphon, Portrait of a Man with a red cap, Portrait of Doge Leonardo Loredan, Saint Vitale

Vittore Carpaccio (14651525/1526) foi um pintor italiano da Escola de Veneza, que estudou com Gentile Bellini. Ele é mais conhecido por um ciclo de nove pinturas chamado A Lenda de Santa Úrsula, ou Histórias de Santa Úrsula.

Seu estilo é um tanto conservador, mostrando pouca influência do Humanismo da Renascença, que transformou a pintura do Renascimento durante a época em que viveu. Influenciou-se pelo estilo de Antonello da Messina e da arte dos Países Baixos. Por essa razão, e também porque muitos de seus melhores trabalhos permanecerem em Veneza, sua arte tem sido negligenciada em comparação a outros seus contemporâneos.

Carpaccio nasceu em Veneza. Pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que seus principais trabalhos foram executados entre 1490 e 1519. Foi aluno de Lazzaro Bastiani, Giovanni Bellini e Antonio Vivarini, que eram chefes de um grande ateliê em Veneza.

Em 1490, começou a pintar a famosa Lenda de Santa Úrsula, para a Scuola di Santa Orsola dedicada à Santa, uma fraternidade social e beneficente de famílias ricas de Veneza. Durante sua vida, especializou-se em pinturas que narram cenas bíblicas. Sua obra é cheia de detalhes, em um tom quase medieval.

Entre 1504 e 1508 realizou um conjunto de pinturas sobre a História da Virgem para decorar a antiga sala do Albergo da Escola de Santa Maria dos Albaneses, em Veneza, entre elas a Visitação, pinturas que actualmente se encontram dispersas por vários museus.

Outras obras

Ver também

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Vittore Carpaccio