Neste artigo, exploraremos detalhadamente o fascinante mundo de 1810. Desde suas origens até sua relevância hoje, nos aprofundaremos em todos os aspectos relevantes de 1810. Descobriremos o seu impacto em diferentes áreas, bem como as implicações que tem na sociedade atual. Conheceremos as diferentes opiniões e abordagens sobre 1810 e analisaremos sua evolução ao longo do tempo. Sem dúvida, 1810 é um tema fascinante que merece toda a nossa atenção e reflexão, por isso convidamos você a mergulhar neste artigo para descobrir tudo por trás de 1810.
Um exército de camponeses pobres liderado pelo padre Hidalgo sublevou-se carregando estandartes em que se via Nossa Senhora de Guadalupe, representada como uma mestiça de olhos puxados e maçãs do rosto salientes, como milhões de nativos do México.
D. João assinou com a Inglaterra o Tratado de Comércio e Navegação. O principal artigo desse tratado dizia que, para entrar no Brasil, as mercadorias inglesas deveriam pagar um imposto de 15%; as portuguesas, de 16%; e as de outras nações, de 24%.
Batalha do Buçaco. Gravura de J. Jenkins.Mapa das 1ª e 2ª Linhas de Torres Vedras.
Setembro
14 a 21 de setembroViseu- Invasões Francesas: O Marechal Massena comandante do exército francês que estaciona em Viseu onde espera pelo reagrupamento das suas tropas. Em Viseu, no Palácio dos Albuquerques, os seus Generais (Reynier, Ney e Junot) reúnem-se com ele e criticam-no pelas opções estratégicas que vinha tomando. Ficou célebre o jantar entre Massena, a sua amante e os seus Generais.
27 de setembro - Batalha do Bussaco, durante as Invasões Francesas, entre o exército de Napoleão comandado pelo Marechal Massena e o exército anglo-luso comandado pelo General Wellington, durante a terceira invasão de Portugal, onde o exército francês sofreu profunda derrota.
12 de outubro - Invasões Francesas: O 9.º corpo de exército francês, sob o comando do general Drouet D'Erlon, saiu de Valladolid em direcção a Portugal.