Campanha eleitoral

Aspeto mover para a barra lateral ocultar Campanha eleitoral em Timor-Leste

Campanha eleitoral é o período eleitoral em que os partidos e seus candidatos se apresentam para a população em busca de votos.

Os veículos que apresentam campanha eleitoral tradicionalmente são: TV, rádio, jornais e revistas (impressos). Essas campanhas começam nos períodos próximos às eleições e vão até a sua ocorrência.

A partir da década de 2010, a internet passou a ser um elemento central das campanhas políticas modernas. Tecnologias de comunicação, como e-mail, sites e podcasts, para várias formas de ativismo, para permitir comunicações mais rápidas por meio de movimentos dos cidadãos e entregar uma mensagem a um grande público. Essas tecnologias Internet são usadas para captação de recursos relacionada a causas, lobby, voluntariado, construção de comunidades e organização. Candidatos políticos individuais também estão usando a internet para promover sua campanha eleitoral. Em um estudo sobre campanhas eleitorais na Noruega, os políticos relataram que usaram as mídias sociais para marketing e para o diálogo com os eleitores. O Facebook era a principal plataforma de marketing e o Twitter era usado para um diálogo mais contínuo.

Significando a importância da campanha política na internet, a campanha presidencial de Barack Obama se baseou fortemente em canais de buscas (SEO) e novas mídias para engajar eleitores, recrutar voluntários de campanha e levantar fundos de campanha. A campanha destacou a importância de usar a Internet em campanhas políticas da nova era utilizando várias formas de mídia social e novas mídias (incluindo Facebook, YouTube e um mecanismo social personalizado) para alcançar novos populações-alvo. O site social da campanha, myBarackObama.com, utilizou um método eficiente e de baixo custo para mobilizar os eleitores e aumentar a participação de várias populações de eleitores.

Por país

Portugal

Em Portugal, as eleições legislativas e autárquicas decorrem de quatro em quatro anos. As presidenciais, ocorrem num intervalo de cinco anos.

Brasil

No Brasil, as campanhas presidenciais ocorrem de quatro em quatro anos, tanto para cargos em escalas federais e estaduais, tanto para escala municipal. Na Tv, existe uma lei que impõe a exibição no horário nobre e no começo da tarde, onde as emissoras regionais apresentam entrevistas ou mesmo as propostas de cada candidato. Já as emissoras de rede nacional não apresentam campanha e sim algo relacionado a ela.

Há uma série de regras que regulamentam a propaganda eleitoral.

Proibições É proibido na propaganda eleitoral É proibido, nos três meses anteriores à eleição É crime no dia da eleição É permitido Outras regras

Ver também

Referências

  1. "campanha eleitoral", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa , 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/campanha%20eleitoral .
  2. Enli, Sara Gunn; Skogerbø, Eli (2013). «Personalized campaigns in party-centred politics». Information, Communication & Society. 16 (5). 757 páginas. doi:10.1080/1369118x.2013.782330 
  3. Lyons, Daniel (22 de novembro de 2008). «President 2.0». Newsweek. Consultado em 11 de maio de 2010. Obama harnessed the grass-roots power of the Web to get elected. How will he use that power now? 
  4. «Proibido x Permitido - Eleições». Procuradoria-Geral Eleitoral. 26 de Maio de 2017