Neste artigo exploraremos Votação em profundidade, um tópico que tem chamado a atenção de acadêmicos, pesquisadores e especialistas em diversas áreas. Ao longo da história, Votação desempenhou um papel significativo na sociedade, influenciando tendências, mudanças culturais e aspectos económicos. Através de uma análise aprofundada, examinaremos as várias facetas de Votação, desde o seu impacto na vida quotidiana até às suas implicações globais. Através desta exploração, esperamos fornecer uma visão completa e atualizada sobre Votação, abrindo as portas para uma maior compreensão e discussão em torno deste tema de relevância para a humanidade.
![]() | Foram assinalados vários problemas nesta página ou se(c)ção: |
Política |
---|
Portal • Categoria |
Votação é um processo de decisão no qual os votantes expressam a sua opinião por meio de um voto de maneira predeterminada. Os votos são processados e a decisão é tomada segundo alguma regra particular.
A maneira mais comum de votação é aquela na qual há um conjunto com um número inteiro de opções e cada eleitor escolhe uma delas, ou seja, cada um vota na sua opção candidata preferida. A opção vencedora é a que receber mais votos.
A democracia do mundo moderno tem como premissa a existência de um corpo eleitoral periodicamente renovado e de um eleitorado composto por aqueles que têm direito de votar. Não há representação política sem eleição.
O Brasil é um dos países que sustenta a obrigatoriedade da votação, ou seja, todo cidadão entre 18 a 70 anos deve comparecer às urnas no dia do pleito, onde pode escolher entre os candidatos, Voto nulo ou o voto em branco - voto não contabilizado - na urna eletrônica. O eleitor que não comparece ao pleito eleitoral[1] deve justificar sua ausência, sob pena de multa caso não o faça. Quem não votar ou justificar o voto em três eleições seguidas tem seu Título de Eleitor cancelado.
Em Portugal, o voto é permitido aos maiores de 18 anos e não é obrigatório.[2] O voto é feito através de boletim de voto, e nele o eleitor pode escolher entre uma das opções candidatas, ou não preencher a cédula de papel, o que caracteriza o voto em branco. Será considerado nulo o boletim de voto:[3]
O escrutínio é ato de abrir uma urna eleitoral numa votação secreta, e de recolher e contar os votos que nela entraram em favor de cada candidato ou lista.[4] Os escrutínios podem ter fases automatizadas ou manuais, realizando-se de formas distintas em função dos diferentes territórios e sistemas eleitorais.
No caso de uma votação por contraste, como ocorre quando os eleitores levantam braços ou crachás para votar, por exemplo, o voto não é secreto, e não há contagem dos votos: uma autoridade determina visualmente qual foi o resultado da votação.