Hoje em dia, Conjuração Carioca tornou-se um tema de grande relevância e interesse em diversas áreas. Da política à ciência, cultura e tecnologia, Conjuração Carioca aparece com destaque nas discussões e debates atuais. Ao longo do tempo, testemunhámos como Conjuração Carioca evoluiu e se adaptou às mudanças sociais, económicas e tecnológicas. Neste artigo exploraremos em profundidade o impacto de Conjuração Carioca na sociedade moderna, analisando as suas implicações e consequências em diferentes aspectos da nossa vida quotidiana.
Conjuração Fluminense foi uma associação de intelectuais que se reuniam, no Rio de Janeiro, em torno de uma sociedade literária, no fim do século XVIII.[1] Após a denúncia por conduta política suspeita contra o líder Manuel Inácio de Souza Alvarenga, a Sociedade Literária do Rio de Janeiro[2] é fechada em 1794.[3]
Um processo de devassa foi aberto e se estendeu de 1794 a 1795, sem que fossem encontradas provas conclusivas de que uma conspiração se encontrava em curso, além de livros de circulação proibida. Desse modo, os implicados detidos foram libertados.