Gruyère

Este artigo abordará o tema Gruyère, que tem gerado grande interesse e debate em diversas áreas. Com o objetivo de compreender profundamente este tema, serão exploradas diferentes perspetivas e abordagens que irão lançar luz sobre a sua importância e impacto hoje. Através de uma análise detalhada e exaustiva, pretende-se proporcionar ao leitor uma visão abrangente e completa da Gruyère, fornecendo informação relevante e atualizada que contribua para enriquecer o conhecimento e compreensão desta matéria. Das suas origens ao seu impacto na sociedade atual, o objetivo é oferecer uma visão global que nos permita aprofundar os aspectos mais relevantes de Gruyère, proporcionando uma visão clara e detalhada que sirva de ponto de partida para futuras pesquisas e reflexões.

Gruyère
País de origem
Região
Friburgo
Vaud
Neuchâtel
Jura
Bernese Jura administrative district (d)
Bernese Mittelland administrative region (en)
Cidade
Origem do leite
Pasteurizado
Não
Textura
Duro
Designação
Tempo de envelhecimento
5-12 meses

O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berna.

O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem mais escura que a do Emmenthal. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação, o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a avelã.

Existe também um gruyère francês fabricado no Franco-Condado e na Saboia, cuja apelação é protegida por lei.[1] Sua produção se concentra em quatro departamentos franceses: Doubs, Alto Sona, Saboia e Alta Saboia.[2]

Ver também

Referências

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Gruyère