No artigo de hoje vamos explorar Lençol térmico em profundidade. Das suas origens à sua relevância hoje, mergulharemos numa análise detalhada deste tema/pessoa/data. Através de diferentes perspectivas e opiniões de especialistas, procuraremos esclarecer todos os aspectos que envolvem Lençol térmico. Além disso, examinaremos seu impacto na sociedade, sua influência em diversas áreas e seu papel na história. Com uma abordagem crítica e exaustiva, pretendemos oferecer aos nossos leitores uma visão completa e enriquecedora de Lençol térmico, permitindo-lhes ampliar o seu conhecimento e compreensão deste tema/pessoa/data tão relevante no mundo atual.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2020) |
Um lençol térmico (português brasileiro) ou cobertor elétrico (português europeu) é uma espécie de lençol munido de resistores elétricos. Quando ligado à rede elétrica, dissipa calor através do efeito Joule, é capaz de proporcionar uma temperatura mais elevada à cama.
O lençol térmico (ou manta elétrica) é utilizada para o aquecimento de substâncias e misturas inflamáveis que, em geral, são dispostas em balões de fundo redondo de vidro refratário. A fonte de calor é uma resistência elétrica regulável por um reostato de modo que o aquecimento atinja várias temperaturas. Tem dimensões variadas para se adaptar aos diversos tamanhos dos frascos.
O lençol térmico é usado para pré-aquecer pneus no automobilismo (como a Fórmula 1).