Lista de agências especializadas da Organização das Nações Unidas

As Agências Especializada das Nações Unidas são um conjunto de organizações internacionais autônomas que atuam em cooperação com a Organização das Nações Unidas através de seu Conselho Econômico e Social. Uma agência especializada não é obrigatoriamente fundada pela ONU, porém é incorporada pelo Sistema das Nações Unidas sob a validade da Carta da Organização. As agências atuam em esferas específicas, como: economia, segurança, energia e cultura, entre outras. Atualmente, a ONU possui 15 agências especializadas que atuam seu nome.

Agências especializadas

Agência Fundação Sede Descrição
União Internacional de Telecomunicações 17 de maio de 1865 Genebra, Suíça A ITU foi fundada como "União Telegráfica Internacional" em 17 de maio de 1865. Suas principais missões incluem padronização, alocação do espectro de rádio e organização de acordos de interconexão entre diferentes países para permitir conexões telefônicas internacionais.
Organização Internacional do Trabalho 11 de abril de 1919 Roma,  Itália A OIT foi fundada em 1919 decorrente das negociações do Tratado de Versalhes, sendo agência herdada da Liga das Nações. Sua constituição inclui os princípios da Declaração de Filadélfia sobre o desenvolvimento das relações trabalhistas em todo o mundo.
Organização das Nações Unidas para
Alimentação e Agricultura
16 de outubro de 1945 Roma,  Itália Como fórum neutro, a agência coordena esforços internacionais para combater a carestia, atendendo a países desenvolvidos e em desenvolvimento. Tem como missão elevar os níveis de nutrição e aprimorar a produtividade agrícola e a vida das populações rurais.
Fundo Monetário Internacional 27 de dezembro de 1945 Washington, D.C.,  Estados Unidos Fundado como organização internacional independente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) integra o Sistema das Nações Unidas e possui um acordo formal de cooperação com a organização. O FMI regulamenta a cooperação financeira internacional e as práticas monetárias dos países-membros, atuando como um fórum para negociação e assistência.
Organização da
Aviação Civil Internacional
4 de abril de 1947 Montreal,  Canadá A agência codifica os princípios e técnicas de navegação aérea internacional, promove o planejamento e desenvolvimento seguro do transporte aéreo internacional e observa a aplicação dos protocolos sobre acidentes aéreos de acordo com a Convenção sobre Aviação Civil Internacional.
Organização Marítima Internacional 17 de março de 1948 Londres,  Reino Unido A OMI coordena a segurança marítima internacional e práticas relacionadas à navegação marítima em todo o globo. A agência promove paralelamente a cooperação entre governos e a indústria naval para aprimorar a segurança marítima e mitigar a pirataria moderna e a poluição marinha.
Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura
16 de novembro de 1945 Paris,  França A UNESCO tem como propósito declarado contribuir para a paz mundial e a segurança dos povos, promovendo a colaboração internacional por meio da educação, ciência e cultura. Dentre outras realizações, a agência é responsável por classificar e manter o Patrimônio Mundial da Humanidade.
Organização das Nações Unidas para o
Desenvolvimento Industrial
17 de novembro de 1966 Viena,  Áustria A UNIDO promove o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável (ISID) e trabalha para acelerar o crescimento econômico equilibrado entre todos os países.
União Postal Universal 9 de outubro de 1874 Berna, Suíça A União Postal Universal (UPU) coordena as políticas postais entre os países-membros e, portanto, o sistema postal mundial. Cada país-membro concorda com o mesmo conjunto de termos para a condução de taxas postais internacionais.
Organização Mundial da Saúde 7 de abril de 1948 Genebra, Suíça A Organização Mundial da Saúde (OMS) atua como autoridade coordenadora da saúde pública internacional nas áreas de saúde, saneamento e profilaxia e no combate às epidemias.
Organização Mundial da Propriedade Intelectual 14 de julho de 1967 Genebra, Suíça A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) tem como objetivo incentivar a atividade criativa e promover a proteção da propriedade intelectual em todo o mundo. A organização administra vários tratados relativos à proteção dos direitos de propriedade intelectual.
Organização Meteorológica Mundial 23 de março de 1950 Genebra, Suíça A Organização Meteorológica Mundial (OMM) coordena os estudos e políticas relativos à meteorologia moderna (tempo e clima), hidrologia operacional e ciências geofísicas.
Organização Mundial de Turismo 1 de novembro de 1975 Madrid, Espanha A Organização Mundial do Turismo possui 160 Estados-membros e 350 membros observadores que representam organizações privadas e instituições educacionais ligadas ao turismo. A agência atua como um fórum para políticas de turismo seguro e sustentável.
Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola 15 de dezembro de 1977 Roma,  Itália Estabelecido como uma instituição financeira em 1977 como resposta global à grave situação econômica do Sahel, o IFAO dedica-se a erradicar a pobreza rural nos países em desenvolvimento.

Organizações relacionadas

Além do Sistema das Nações Unidas, há ainda outras organizações intergovernamentais que atuam como órgãos independentes e autônomos em cooperação com as Nações Unidas. A maioria destas agências foram estabelecidas através de acordos de cooperação similares aos acordos descritos nos Artigos 57 e 63 da Carta das Nações Unidas em relação ao funcionamento das agências especializadas. No entanto, devido à estipulação de que as agências tratem de "especialidades econômicas, sociais, culturais, educacionais, de saúde e áreas afins", organizações com tais acordos não são formalmente agências especializadas das Nações Unidas. Tais organismos são denominados "Organizações Relacionadas" pelas Nações Unidas.

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) firmou seu acordo de cooperação com as Nações Unidas em 1957. A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e a Organização do Tratado de Proibição Abrangente de Testes Nucleares (CTBTO) também valeram-se desse modelo de cooperação para a elaboração de seus respectivos acordos de seus própria com as Nações Unidas.

Agência Fundação Sede Descrição
Grupo do Banco Mundial 4 de julho de 1944 Washington, D.C.,  Estados Unidos
Agência Internacional de Energia Atómica 29 de julho de 1957 Viena,  Áustria
Organização Internacional para as Migrações 6 de dezembro de 1951 Genebra, Suíça
Organização para a Proibição de Armas Químicas 29 de abril de 1997 A Haia,  Países Baixos
Organização Mundial do Comércio 1 de janeiro de 1995 Genebra, Suíça

Ver também

Notas

Referências

  1. United Nations System
  2. Eckart Klein. United Nations, Specialized Agencies.  
  3. Lins, Harry F. (2010). «The Evolution of Operational Hydrology within WMO». Organização Meteorológica Mundial 
  4. «FAO desenvolve índice de pobreza rural em parceria com Universidade de Oxford». ONU News. 7 de fevereiro de 2022 
  5. «Funds, Programmes, Specialized Agencies and Others». Biblioteca Dag Hammarskjöld 
  6. «The UN System» (PDF). Organização das Nações Unidas 
  7. Bothe, Michael; Ronzitti, Natalino; Rosas, Allan (1998). The New Chemical Weapons Convention: Implementation and Prospects. : Kluwer Law International. p. 6. ISBN 9041110992  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
  8. «DIRECTORY OF UNITED NATIONS SYSTEM ORGANIZATIONS – Related Organizations». Organização das Nações Unidas 
  9. Fischer, David. «History of the International Atomic Energy Agency: The First Forty Years» (PDF). ISBN 9789201023971 
  10. Brittain, John (22 de junho de 2015). «The International Atomic Energy Agency: Linking Nuclear Science and Diplomacy». Science and Diplomacy