Oposição (política)

No mundo de Oposição (política), existe uma vasta gama de informações e opiniões que podem ser esmagadoras para quem pretende entrar nesta área. Quer estejamos falando sobre a vida de Oposição (política), o impacto de Oposição (política) na sociedade ou a evolução de Oposição (política) ao longo do tempo, há inúmeros aspectos a serem considerados. Neste artigo exploraremos alguns dos aspectos mais relevantes relacionados a Oposição (política), a fim de fornecer uma visão abrangente de sua importância e relevância no mundo atual.

 Nota: Para outros termos com o mesmo nome, veja Oposição.

Oposição (do latim oppositione) é ato ou efeito de se opor ou se colocar contra algo ou alguém. Em política especificamente, refere-se aos partidos políticos contrários ao governo.[1] Em política, refere-se ao partido ou grupo de partidos que intitulam-se contrários ao governo.

Em regimes de governo bipartidários, a posição de cada partido político fica sempre estabelecida entre o partido de situação (partido do governo) e o partido de oposição. Em regimes multipartidários, a cada eleição, os partidos dividem-se em partidos de situação, oposição e independentes.

Há várias formas de se fazer oposição, seja institucional (dentro das instituições democráticas, como os partidos e o parlamento) ou não institucional, até formas mais radicais como a subversão e o terrorismo.

Formas de oposição

Manifestação popular de oposição à construção da estrada de ferro Pequim-Hong Kong em 2009/2010

Ver também

Procure por oposição no Wikcionário, o dicionário livre.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 228.