Roda de Fogo

O nome Roda de Fogo é sem dúvida um tema de grande relevância na atualidade. Ao longo da história, Roda de Fogo tem sido objeto de estudo, debate e controvérsia em diversos campos e disciplinas. Da ciência à literatura, passando pela política e pela cultura popular, Roda de Fogo deixou uma marca indelével na sociedade. Neste artigo, exploraremos diferentes facetas de Roda de Fogo, examinando o seu impacto no mundo de hoje e a sua relevância para o futuro. Desde as suas origens até à sua evolução hoje, Roda de Fogo capturou a atenção e a imaginação de milhões de pessoas em todo o mundo.

 Nota: Este artigo é sobre a telenovela de 1978. Se procura a telenovela de 1986, veja Roda de Fogo (telenovela de 1986). Se procura comunidade da cidade do Recife, veja Torrões.
Roda de Fogo
Informações gerais
Formato Telenovela
Criado por Sérgio Jockymann
Walther Negrão
Dirigido por Atílio Riccó
Henrique Martins
Elenco Oswaldo Loureiro
Eva Wilma
Maria Estela
Kate Hansen
Cláudio Marzo
Othon Bastos
Geraldo Del Rey
Francisco Milani
Fúlvio Stefanini
Rolando Boldrin
Karin Rodrigues
Sadi Cabral
Beth Goulart
ver mais
Tema de abertura "Jogo da vida" - Paulinho Nogueira
País de origem Brasil Brasil
Idioma original Português
Episódios 156
Produção
Duração 45 minutos aprox.
Exibição original
Emissora Brasil Rede Tupi
Transmissão 1 de maio28 de outubro de 1978
Cronologia
Programas relacionados
Roda de Fogo (1986)
Suave Veneno

Roda de Fogo é uma telenovela brasileira baseada em Rei Lear que foi produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 1 de maio a 28 de outubro de 1978 no horário das 20 horas,[1]totalizando 156 capítulos.

Foi escrita por Sérgio Jockymann e substituído depois por Walther Negrão, com direção de Atílio Riccó e Henrique Martins.

Dos 156 capítulos originalmente exibidos, tem-se que 150 foram preservados, estando sob a guarda da Cinemateca Brasileira. É uma das poucas novelas da TV Tupi quase que integralmente preservadas.[2]

Sinopse

Lear é um grande e ambicioso jornalista, dono de um grande império jornalístico. Porém, por motivos de doença, ele se afasta dos negócios e começa a dividir a sua empresa entre as suas três filhas: Gio, Jane e Délia. Das três, a que mais tem o perfil para ser dona da empresa é Délia, por ser uma jornalista. Mas suas ideias revolucionárias e avançadas sempre entram em conflito com as ideias conservadoras do seu pai.

Além das filhas, outras pessoas também almejam uma parte dessa herança, como Dr Gaspar e seus dois filhos Eduardo e Edmundo, além daqueles que trabalham no jornal. Uma roda de fogo se forma em busca do dinheiro e do poder.

Elenco

Trilha sonora

Referências

  1. «Roda de Fogo - 1978». Teledramaturgia. 11 de setembro de 2015. Consultado em 23 de abril de 2016 
  2. «Cinemateca Brasileira libera documento inédito de novelas preservadas da falida TV Tupi, a primeira emissora do país». heloisatolipan.com.br. Consultado em 12 de março de 2025 

Ligações externas