Tenalha

No mundo de hoje, Tenalha tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de indivíduos e setores. Desde o seu impacto na sociedade até à sua importância na esfera económica, Tenalha captou a atenção de especialistas e do público em geral. Neste artigo exploraremos os diferentes aspectos que fazem de Tenalha um tema tão relevante hoje, analisando sua importância, suas implicações e as possíveis soluções ou perspectivas para abordá-lo. Com uma abordagem multidisciplinar, abordaremos como Tenalha está transformando a forma como entendemos o mundo que nos rodeia, bem como as possíveis implicações para o futuro.

Esquemas de vários tipos de tenalhas. De cima para baixo
1) Tenalha simples;
2) Hornaveque de braços curtos;
3) Chapéu de bispo (avançado em relação a um revelim).

Em arquitetura militar, a tenalha (do Francês tenaille, significando "tenaz") é uma obra exterior de uma fortificação abaluartada, que consiste numa estrutura defensiva pouco relevada, com duas faces reentrantes. A tenalha é construída, no fosso, no exterior de uma cortina - entre os flancos de dois baluartes consecutivos - destinando-se a uma defesa avançada dos reparos.

Existem dois tipos de tenalhas: a tenalha simples e a tenalha composta (ou chapéu de bispo).

Tenalha simples

A tenalha simples apresenta apenas um ângulo reentrante, com as faces convergentes ou a estreitarem acentuadamente para o interior. Podia apresentar-se sob forma de hornaveque de braços curtos (dois meio-baluartes unidos por uma cortina). A tenalha simples era construída junto à cortina, recuada em relação a um, eventual, revelim.

Chapéu de bispo

A tenalha composta - conhecida também por "chapéu de bispo" em virtude da sua planta se assemelhar a uma mitra espiscopal - apresenta dois ou três ângulos reentrantes. Ao contrário da tenalha simples, o chapéu de bispo apresenta-se avançado em relação ao revelim que protege a cortina correspondente.

Referências

Ver também