Africada epiglotal sonora

Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Africada epiglotal sonora. Desde as suas origens até à sua influência nos dias de hoje, este tema desperta grande interesse e curiosidade em indivíduos de todas as idades. Através de uma análise detalhada e exaustiva, abordaremos os aspectos mais relevantes e significativos relacionados com Africada epiglotal sonora, proporcionando ao leitor uma perspectiva ampla e enriquecedora. Da mesma forma, examinaremos o seu impacto em diversas áreas, da cultura à ciência, incluindo a sua relevância na sociedade contemporânea. Em última análise, este artigo procura esclarecer Africada epiglotal sonora e sua importância no mundo de hoje.

Voiced epiglottal affricate
ʡʢ
IPA 173 174

A africada epiglotal sonora ( no AFI ) é uma consoante africada raríssima. Não foi relatado de acontecer foneticamente em nenhuma língua. É iniciada como uma parada epiglótica e liberada como uma fricativa epiglótica sonora .

Características

Características Características da africada epiglótica expressa:

  • Sua forma de articulação é africada, o que significa que é produzida primeiro interrompendo totalmente o fluxo de ar, depois permitindo o fluxo de ar através de um canal restrito no local de articulação, causando turbulência.
  • Seu local de articulação é epiglótico, o que significa que está articulado com as pregas ariepiglóticas contra a epiglote.
  • Sua fonação é expressa, o que significa que as cordas vocais vibram durante a articulação.
  • É uma consoante oral, o que significa que o ar só pode escapar pela boca.
  • É uma consoante central, o que significa que é produzida direcionando o fluxo de ar ao longo do centro da língua, em vez de para os lados.
  • O mecanismo da corrente de ar é pulmonar, o que significa que é articulado empurrando o ar apenas com os pulmões e o diafragma, como na maioria dos sons.

Ocorrência

Língua Palavra AFI Significado Notas
Haida Dialeto Hydaburg   Pode ser uma parada vez disso.
Somali cad branco Pronunciado apenas como quando 'c' ocorre inicialmente, caso contrário, realizado como .
Amis casa

Referências

  1. a b c Ladefoged, Maddieson; Ian; Peter (1996). The Sounds of the World's Languages. : Oxford: Blackwell. p. 102 
  2. a b Edmondson, J.A., Esling, J.H., & Harris, J.G. (2003). Supraglottal cavity shape, linguistic register, and other phonetic features of Somali.
  3. a b Mithun (2001), p. 18.