A questão Cronologia da Grécia Antiga é algo que nos preocupa a todos, em maior ou menor grau. Seja sobre a vida de uma pessoa, um acontecimento histórico, uma celebridade ou qualquer outra área, Cronologia da Grécia Antiga é algo que desperta o interesse e a curiosidade das pessoas. Neste artigo iremos explorar os diferentes aspectos relacionados com Cronologia da Grécia Antiga, analisando as suas implicações, o seu impacto na sociedade, a sua relevância hoje e a sua evolução ao longo do tempo. Da sua origem à influência na cultura popular, Cronologia da Grécia Antiga é um tema que merece ser discutido e compreendido em profundidade. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e reflexão sobre Cronologia da Grécia Antiga!
Esta é uma cronologia da Grécia Antiga, organizada por períodos. A maioria das datas apresentadas são aproximadas e referem-se a antes do nascimento de Jesus Cristo. Algumas datas são baseados em eventos astronômicos (por exemplo, eclipses) e são bastante precisas[1]. As datas nos textos gregos são dadas relativamente às olimpíadas; por exemplo, uma determinada batalha seria mencionada como ocorrendo no terceiro ano da sexagésima olimpíada[2]. Pela regularidade dos jogos olímpicos, supondo-se que a contagem não omitiu nenhuma olimpíada, é possível converter com razoável precisão entre as datas gregas e o calendário moderno[2].
↑Ver, por exemplo, Herodotus and the Dating of the Battle of Thermopylae, por Kenneth S. Sacks, University of Wisconsin-Madison. Um possível eclipse solar pouco depois da Batalha das Termópilas permite precisar a data desta batalha, e sincronizar os anos referidos como relativos às Olimpíadas com o calendário juliano e gregoriano
Este artigo tem ligações para páginas de desambiguação. Ajude a direcionar estas ligações ambíguas para artigos que tratam do significado específico pretendido.