Hoje em dia, Gramicultura é um tema que está na boca de todos e que tem ganhado grande relevância na sociedade atual. Desde as suas origens até à atualidade, Gramicultura tem sido objeto de interesse e debate, gerando múltiplas opiniões e posicionamentos sobre o assunto. Neste artigo exploraremos em profundidade todos os aspectos relacionados a Gramicultura, analisando suas implicações, repercussões e possíveis soluções. Numa perspetiva crítica e objetiva, abordaremos este tema sob diferentes ângulos, com o objetivo de esclarecer a sua importância e influência no nosso quotidiano. Nas linhas seguintes, mergulharemos no fascinante mundo de Gramicultura, descobrindo o seu impacto em diferentes campos e o seu papel na formação da realidade que nos rodeia.
A gramicultura refere-se ao estudo e cultivo de certas plantas gramíneas para fins paisagísticos, recreativos ou esportivos, em campos denominados gramados ou relvados.
As principais plantas utilizadas em gramados são algumas Poaceae (= Gramineae) que apresentam como características: hábito herbáceo, são perenes, têm crescimento vertical reduzido e crescimento horizontal prostrado, e apresentam produção de estolões, rizomas ou ambos, que permitem cobrir a superfície do solo.[1]