Neste artigo vamos abordar a importância de Hidroponia no dia a dia, explorando sua relevância em diversos aspectos da nossa sociedade. Desde o seu impacto na economia até à sua influência na cultura popular, Hidroponia desempenha um papel fundamental na forma como interagimos com o mundo que nos rodeia. Através de uma análise detalhada, examinaremos como Hidroponia evoluiu ao longo do tempo e como continua a moldar as nossas ações e decisões no presente. Além disso, exploraremos as perspectivas futuras de Hidroponia e como sua relevância poderá mudar no futuro. Este artigo pretende fornecer uma visão ampla e detalhada da importância de Hidroponia, convidando os leitores a refletir sobre o seu impacto nas suas próprias vidas.
Agricultura |
---|
![]() |
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.[1] Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia.
Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.
Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte.
No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca.
A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia.
Essa técnica pode ser aplicada tanto em escala doméstica (pequenos vasos) bem como em escala comercial (grandes plantações em galpões). Gericke adotou o sistema de cultivo sem solo para as condições de campo, de tal forma que se tornou o primeiro passo para viabilizar o cultivo em escala comercial.[2]
Quando se diz que "Gericke é o pai da hidroponia" não significa que ele inventou o cultivo sem solo, mas trata-se de uma homenagem aos avanços científicos conquistados por ele e por ter pela primeira vez usado o termo hidroponia.
Exemplos de soluções para hidroponia são descritas abaixo:
Usar 150 ml de cada solução em 4,5 L de água a ser usada na hidroponia.
A solução vinhaça para hidroponia é uma alternativa barata e eficiente para a produção de alface, rúcula e agrião, além de ser ecologicamente correta, considerando que é uma forma de descarte da vinhaça (resíduo poluente originado da destilação da cana-de-açúcar para obtenção de álcool combustível).[1]
|doi=
(ajuda)