No artigo de hoje exploraremos o fascinante mundo de Quena. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, Quena tem sido objeto de interesse e debate em diversas áreas. Ao longo deste artigo analisaremos as suas principais características, o seu impacto na sociedade e a sua evolução ao longo do tempo. Além disso, examinaremos a sua influência em diferentes contextos e a sua relevância para o futuro. Quena é um tema interessante que merece nossa atenção, por isso convidamos você a mergulhar nesta fascinante jornada de descoberta e exploração. Prepare-se para ampliar seus conhecimentos e desfrutar de uma experiência enriquecedora!
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2020) |
A quena (também chamada de kena) é um instrumento musical de sopro, da família das flautas. É feita de bambu, madeira ou até mesmo acrílico e executada através do sopro em uma reentrância em sua extremidade superior. É originária da América Latina e representa um papel central na música do Peru e demais países andinos. Possui 6 furos por onde são obtidas as digitações para as notas. É um instrumento transpositor com afinação na tonalidade sol maior (G). Embora tenha se originado como um instrumento pentatônico, desenvolveu-se para permitir a execução cromática. ou seja, permite a execução de todas as notas (bemóis e sustenidos). Sua escala estende-se por 3 oitavas.
Existe a versão grave da quena, chamada quenacho. O quenacho é um instrumento transpositor com afinação na tonalidade de ré maior (D).